Como usar: lenço de seda - MI SCHAEFER

Como usar: lenço de seda

Publicado em quinta-feira, 1 de setembro de 2016


Desde que eu fui apresentada aos livros da editora de moda da Marie Claire norte-americana Nina Garcia, que eu decidi somente fazer compras para o meu armário me baseando nas dicas dela e não mais pela moda em si. Para quem não a conhece, indico que compre o livro As 100+, que se tornou um dos meus guias de compra. Ainda vou fazer um série de postagens mostrando quais são os meus livros guias favoritos quando o assunto é moda e como eles causaram uma mudança no meu jeito de comprar, gastar e me vestir.


Voltando a falar da Nina, ela fala em seu livro As 100+ sobre o lenço de seda e foi por causa disso que resolvi comprar o meu na Gucci em Paris. Nós não somos tão acostumadas a usar lenços, a não ser no inverno e, assim mesmo, sempre acabamos por trocá-los por cachecóis de lã e echarpes. Lembro de um dia, durante a minha adolescência, de ter saído com um lenço amarrado no pescoço, para dar um pouco de cor já que a roupa era básica: sandália rasteira, short jeans e regata branca. Mas como eu vivia em uma cidade onde a maioria não entende nada de moda, escutei tanto na rua que eu era maluca em usar um "troço no pescoço em pleno verão" que acabei tirando-o e nunca mais o usei (apesar de ainda hoje o tenho guardado).


Nina diz que você só compreende o valor real de um lenço depois de passar a tarde sentada em um café em Paris, só observando as mulheres passarem. Não cheguei a fazer isso, mas fui com a mente e os olhos abertos para cuidar cada detalhe possível no estilo parisiense de se vestir. Elas usam os lenços de diversas formas: amarrados no pescoço em mais de 88 combinações possíveis, amarrados como cinto, amarrados nas bolsas, lenços usados como tops, como faixas na cabeça, lenços presos com presilhas atrás dos trench coats, e assim por diante.


Os lenços de seda são um item tão importante na moda que em 1988 Jean-Louis Dumas- Hermès produziu um panfleto chamado "Como usar um lenço Hermès". Esse panfleto é vendido somente junto com um dos famosos lenços da Maison, mas como a internet é um mar de informações, montei um gif com as imagens desse panfleto para vocês que queiram aderir a moda.



Alguns dos maiores ícones da moda eram fãs dos lenços e em diversas oportunidades eles apareceram usando. Grace Kelly, Audrey Hepburn e Jackie Kennedy Onassis estão entre as muitas que usavam lenços como adornos.




Está insegura e não sabe bem como usar o seu? Para acertar na produção, escolha um modelo colorido ou em tons neutros. Pode optar em combinar com maxibrincos, camisa fechada até a gola ou até looks mais leves e despojados, menos invernais. Que tal algumas inspirações bem atuais de como usar os lenços?





Nenhum comentário:

Postar um comentário