Limpando os pinceis de maquiagem - MI SCHAEFER

Limpando os pinceis de maquiagem

Publicado em domingo, 28 de agosto de 2016


Faz tempo que eu pretendia postar como eu limpo os meus pinceis de maquiagem. Até gravei um vídeo que não deu muito certo, mas hoje resolvi fazer um post completo com fotos. Eu sempre inicio a limpeza separando os itens que irei precisar: azeite de oliva, papel toalha e um prato. A marca do azeite é indiferente, só indico comprar um de boa qualidade. Pode também utilizar óleo de coco.


Coloco um pouco de azeite no prato e mergulho suavemente as cerdas do pincel nele. O azeite é utilizado porque ele ajuda a "quebrar" os pigmentos, livrando mais rapidamente os pincéis das cores das maquiagens, o que realmente faz uma diferença grande na hora da lavagem, acelerando ela.



Depois, esfrego as cerdas umedecidas no azeite em um papel toalha. Faço isso até quase toda cor do pincel seja transferido para o papel. Se achar necessário, repita a primeira etapa de mergulhar o pincel no azeite. Normalmente preciso repetir quando são pinceis maiores, como os de pó e base.



Esse procedimento, como já expliquei antes, ajuda a quebrar os pigmentos da maquiagem que ficam incrustados nas cerdas. O papel toalha ficará bem colorido e o pincel com menos cores, mas ainda sujo.





Após isso, parto para a lavagem com água corrente. Normalmente uso o shampoo que estiver em mãos, não uso shampoo infantil, pois acho ele muito fraco para retirar toda a pigmentação das maquiagens dos pincéis. Às vezes utilizo shampoo anti-resíduos, que faz uma limpeza mais profunda. O escolhido hoje foi o L'Oréal Elséve Reparação Total 5, que é um shampoo hidratante translúcido.



Sempre cuide para molhar o pincel dessa maneira que estou mostrando, evitando ao máximo que a água escorra para o cabo. É esse o segredo da vida útil de um pincel. Se sempre molhar o cabo ou deixar a água escorrer no sentido dele, ele apodrecerá e as cerdas se soltarão ou o cabo quebrará.



Aplico o shampoo na palma da mão e esfrego o pincel nele. Tome cuidado para que a força utilizada seja na medida certa, pois muita força entorta as cerdas e faz com que algumas caiam, porém se usar pouca força, a limpeza não será suficiente.


Vou intercalando entre esfregar o pincel e molhar ele, até que saia somente água limpa.



Depois de todos lavados, enxugo eles com uma toalha, tentando retirar o máximo de água possível, porém sem forçar ou puxar as cerdas. Cuidado, pois poderá ficar com o seu pincel desmontado nas mãos.


Após isso, arrumo as cerdas no formato desejado, aplico spray de cabelo e volto a arrumar as cerdas, apertando elas no formato que eu quero que elas fiquem depois de secas. Se deixar elas secarem de qualquer maneira, perderão o formato original, o que complicará seu uso na hora de se maquiar.


O spray de cabelo é usado apenas uma leve espirrada, para que as cerdas fixem no formato desejado.



Por último, coloco uma tolha seca na borda da mesa (ou outro lugar que dê para deixar os pinceis) e coloco eles enfileirados com a parte das cerdas para fora da mesa, garantido assim que elas sequem bem ventiladas. Não tenho um número exato de quanto tempo se deve deixar eles secando. Normalmente os lavo num dia a tarde e deixo até o dia seguinte perto do meio-dia.



Não tente acelerar a secagem com o auxílio do secador de cabelo. Isso apenas ajudará a descolar as cerdas do cabo do pincel. Em relação ao uso do condicionador, não vejo necessidade por causa do uso do azeite. Ele acaba por hidratar as cerdas, funcionando como um pré-shampoo, mas se achar necessário, não vejo problemas em usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário