Mini-geladeiras para guardar cosméticos - MI SCHAEFER

Mini-geladeiras para guardar cosméticos

Publicado em segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Sempre inventam alguma moda no mundo dos cosméticos com o intuito de nos fazer acreditar que necessitamos daquilo... Mesmo que nunca tenhamos sentido falta.  O que nos "falta" agora são mini-geladeira para armazenar os cremes, tônicos e afins. 
Primeiramente pode soar meio ridículo, porém é preciso lembrar que alguns cosméticos tem o efeito potencializado se deixados em ambiente gelado, como os hidratantes para a área dos olhos. Ainda existem aqueles que necessitam ser guardados refrigerados para não se deteriorem antes do prazo de validade. Outros ficam mais agradáveis de serem usados se deixados na geladeira algumas horas antes de utilizar, como máscara de gel, água termal e rolos de jade.  Pensando nesses detalhes, dá para se dizer que ter uma mini-geladeira pode sim fazer sentido. 

Claro que a moda começou nos países asiáticos, graças à disseminação da rotina coreana e afins. Em países como a Tailândia se faz necessário o uso da mini-geladeira por causa da temperatura e umidade, coisa que aqui no Brasil também seria se você mora em regiões como Norte e Nordeste principalmente.  O calor provoca reações químicas que modificam alguns ingredientes da formulação, deixando inclusive produtos a base de óleo com aspecto de rançoso. Claro que as empresas fabricam os produtos pensando no ambiente doméstico, porém tudo isso acaba tendo uma temperatura ambiente ideal. 
Algumas pessoas gostam de deixar os cosméticos no banheiro, por ser um ambiente mais frio, porém é preciso pensar nas mudanças de temperatura e umidade quando o chuveiro está ligado, além da questão dos microrganismos existentes nesse ambiente.

E como nem tudo pode ser perfeito, existem farmacêuticos que dizem que os únicos cosméticos que precisam e deveriam ser guardados na geladeira são os que possuem uma base aquosa. Se o cosmético possui água e óleo, o frio faz com que eles se separem, deixando com uma aparência de turvo. 
Se pensarmos bem, o uso de mini-geladeiras para armazenar exclusivamente cosméticos ainda se enquadra mais em um item de luxo do que de necessidade. Indo nesse detalhe, existem empresas especializadas em vender mini-geladeiras como sendo algo super exclusivo, divulgando que o frio é o futuro e garantem que a razão pela qual alguns cosméticos parecerem perder sua capacidade ao resultado proposto a longo do tempo é justamente a má conservação do mesmo. Para que isso ocorra, receber todo o potencial do produto, seria necessário mantê-lo em perfeitas condições desde o primeiro uso. 

Ainda não consegui decidir se essa moda irá mesmo "pegar" aqui no Brasil. Como escrevi antes, se pensarmos em temperatura e umidade, nas regiões Norte e Nordeste (e quem sabe Centro-Oeste) seria sim necessário tê-las, porém o valor ainda está quase inacessível para a maioria, com preços que rondam os 150-200 euros, em média. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário