TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PERFUMES - MI SCHAEFER

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PERFUMES

Publicado em quinta-feira, 18 de junho de 2020


Se perfume parece ser um território inexplorado quando se trata de suas aventuras no mundo da beleza, posso ajudá-la. Descobrir sobre o seu perfume não é tão fácil como saber o tom de base que fica bem em você. Há notas de fundo, toques florais, acordes, eau de parfum, e isso é apenas a ponta do iceberg. Se você já ficou um pouco embaralhada tentando decodificar o mundo dos perfumes, considere este post o seu guia inicial nesse novo mundo.

Termos Básicos

Notas - Este é o termo mais básico de se saber no mundo dos perfumes. Pense nisso como o ingrediente do perfume.

Notas de topo - Esta é a nota que você primeiro sente ao cheirar o perfume. É o mais leve molecularmente e evapora rapidamente, por isso que o aroma inicial não dura tanto quanto o aroma das outras notas que compõe o perfume.

Nota de coração - Esta é a nota do meio, a que cria a mistura do perfume. Ela demora um tempo para se dissolver após a aplicação do perfume, podendo esse tempo ser de alguns minutos até uma hora. É ela que faz a ligação entre as Notas de Topo e as Notas de Base.

Nota de base - Esta é a nota mais pesada no perfume e é o cheiro que perdura por mais tempo depois que você aplica o perfume.

Acordes - Este é simplesmente a combinação de mais de uma nota com outra nota. Ex: lavanda mais cumarina forma o acorde fougère. Outro exemplo é o âmbar, uma combinação de resina vegetal com baunilha

Tipos de Concentração

Parfum - esta é forma de concentração mais elevada da fragrância. Embora possa variar de 15% a 40%, é provável que você consiga adquirir numa concentração de 20% a 30%. Além disso, perfumes tendem a durar mais tempo no corpo, tendo uma vida média de cerca de seis horas. Isto também significa que eles geralmente vão ser mais caros!

Eau de Parfum - Não tão potente como parfum, o eau de parfum possui cerca de 15% a 20% de fragrância com uma concentração ligeiramente mais elevada de álcool. Ele dura cerca de cinco horas e é um dos tipos mais comuns de fragrâncias encontrados para se comprar.

Eau de Toilette - normalmente as pessoas acham que as fragrâncias com concentração de eau de parfum são mais noturnas, o eau de toilette é mais comumente apontado como uma fragrância para o dia. Este contém entre 5% a 15% de fragrância e tende a durar cerca de três horas.

Água de Colônia - é a concentração mais baixa de fragrância (2%-4%), e possui a mais curta duração dos tipos de perfumes.

Tipos de fragrâncias comuns

Cítrico - Este é caracterizado por aromas baseados em frutas. Exemplos incluem: limão, laranja, bergamota, toranja, tangerina, etc.

Floral - Este é caracterizado por aromas mais tradicionais baseados em flor. Exemplos incluem: lírio, rosa, jasmim, etc.

Woody - Este é caracterizado por um aroma mais natural. Exemplos incluem: musgo de carvalho, patchouli, sândalo, do cedro, etc.

Chipre - Este é um exemplo de um acorde clássico. Caracteriza-se como tendo uma nota de topo Cítrica com uma nota de base de musgo de carvalho.

Cuir - Cuir é simplesmente a palavra francesa para couro. Este acordo pode incluir notas de alcatrão de bétula, styrax, castóreo, murta ou cade. Como você pode imaginar, é pesado e com cheiro que lembra tabaco.

Gourmand - Este caracteriza notas doces: mel, chocolate, baunilha, etc, normalmente misturado com notas de base mais pesadas, como patchouli e almíscar.

Neroli - Este é realmente um óleo essencial de flores de laranjeira. É mais comumente encontrado em fragrâncias masculinas, por ser mais amadeirado que outros aromas cítricos à base de laranja.

Oriental - Este é caracterizado por uma nota mais quente, como âmbar, baunilha, fava tonka, benzoína e mesmo incenso.

Oud - Esta nota é mais tipicamente sintética devido ao seu preço elevado. É colhido a partir da resina da árvore Aquilaria. É caracterizada por um perfume arborizado, mais animalesco e terroso.

Qual é a sua fragrância favorita? Compartilhe comigo nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário