LIMPE SEU ARMÁRIO! - MI SCHAEFER

LIMPE SEU ARMÁRIO!

Publicado em quinta-feira, 23 de julho de 2020


Somos bombardeadas diariamente com fotos de armários e penteadeiras abarrotadas de produtos. Tudo começou com a moda da maquiagem. Blogueiras mostravam suas coleções enormes de produtos guardadas em belas penteadeiras organizadas. Isso despertou um lado consumista na maioria das pessoas que curtiam esse tipo de conteúdo.
Atualmente, a moda do skincare veio com tudo e foi trocado as penteadeiras abarrotadas de maquiagem por prateleiras e armários abarrotados de produtos para os cuidados com a pele. A arte de fotografar essas coleções é chamada de shelfie, facilmente encontrada no Instagram com a #shelfie.
Porém, precisamos entender que, apesar de muitas vezes essas fotos encherem nossos olhos, dando vontade de sair comprando um monte para montar nossa coleção pessoal de cuidados com a pele, é necessário ainda compreender que tudo acaba sendo um mero excesso. Excesso esse antes causado pela maquiagem e atualmente pelos produtos de pele.
Assim como tentamos manter nossa casa limpa e organizada, é necessário que façamos uma faxina em nossos cosméticos também. Isso nos ajuda a economizar tempo, indecisões e faz com que produtos desatualizados que não nos servem mais, seja o motivo que for, sejam retirados, abrindo espaço para somente aquilo que nos é necessário. 
Para que isso seja feito de forma eficiente, é necessário que se tenha em mente o desapego. Desapegar nunca é fácil, ainda mais se ficarmos presos no preço que pagamos, nas vezes que usamos, na embalagem que tanto gostamos (eu sei! Já passei por isso inúmeras vezes!). Pense bem no que realmente funcionou para você nos últimos 12 meses e não deixe sua mente ser levada por uma embalagem sofisticada ou um preço.
Divida seus produtos para cuidados com a pele em três grupos:
  1. Produtos que você usa regularmente e funcionam bem para o seu tipo de pele, sua “rotina principal”.
  2. Produtos que você parou de usar porque sua pele mudou e eles não funcionam mais para o seu tipo de pele.
  3. Produtos que foram presentes ou compras por impulso, alguns desses itens podem até não ser abertos ou você os usou apenas uma vez antes de decidir que estavam errados para o seu tipo de pele.
Primeiro, descarte qualquer item que esteja aberto por mais de um ano ou que esteja além da data de validade impressa na embalagem. Os ingredientes ativos não serão mais eficazes. Além disso, descarte os itens fechados por mais de três anos. Os conservantes começam a falhar nesse ponto, portanto não há garantia de que o produto seja seguro para uso.
Pode ser difícil separar os itens do grupo três, porque a embalagem é muito bonita ou custa muito! É por isso que você foi levado a comprá-los impulsivamente. Se ainda estiverem na validade, pense em talvez organizar uma troca com seus amigos. Pergunte se alguém está interessado no produto, verifique se a pessoa tem algo para trocar que lhe interesse, desde que não esquecendo de somente trazer produtos novos que realmente serão usados e não farão apenas mais volume em seu armário ou prateleira. Fazendo isso, todo mundo ganha! Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário